Fatores de aumento de serviços Internet e MPLS

Quais são as aplicações que provocam os maiores aumentos no uso de serviços Internet e MPLS?

Veja abaixo resultado de pesquisa (*) baseada na seguinte pergunta: “Quais as duas aplicações responsáveis pelos maiores aumentos no consumo dos serviços Internet e MPLS?”. As perguntas foram feitas separadamente para cada tipo de serviço, de tal forma que o total dos percentuais é 200%.

Enquanto um conjunto de resultados é auto explicável, existem alguns resultados que chamam à atenção. Primeiro, a dominância dos serviços Internet para acessar as aplicações em cloud pública e serviços. Segundo, a extensão desse tipo de acesso sobre redes MPLS (porém em menor escala) – ou seja, quando a empresa canaliza seu tráfego na sua rede MPLS, quanto maior o tráfego Internet, maior será o tráfego MPLS.

Por outro lado as “aplicações empresariais” usam mais o MPLS  do que serviços Internet, devido ao QoS (Quality of Service) e Segurança inerentes da rede MPLS.

A importância de voz e vídeo para MPLS apresenta a mesma participação de 2014 e é alavancada por causa do QoS.

Voz e Vídeo são também alavancadores de tráfego de serviços Internet, mas por outras razões. A participação de voz sobre Internet para o “aumento” do tráfego é pequena, provavelmente devido ao fato de ser uma tecnologia bem estabelecida. Ao mesmo tempo, existe um rápido e significante aumento para tráfego de vídeo, talvez de 11%, comparado com 2014. A principal causa para isso é o aumento de vídeo intra empresa, não tão facilmente implementado via MPLS. Adicionalmente, estamos no meio da emergência de tecnologias que fazem o vídeo intra empresarial muito mais atrativo.

(*) 2015 State-of-The-WAN Report – www.webtorials.com. Mercado americano.

Até logo!

Os comentários estão fechados.

Navegação pelos artigos