Internet e HTML

Qual a função e o benefício da linguagem HTML?

O TCP/IP resolveu a transferência de dados em torno da Internet, mas ainda precisava existir uma maneira de exibir e visualizar os dados recebidos a partir de outros computadores. Em 1990, Tim Berners-Lee e outros na Organização Européia para Pesquisa Nuclear (CERN) desenvolveu os precursores da HyperText Markup Language (HTML) e HyperText Transfer Protocol (HTTP), que permitem conjuntamente a troca de informações online na Internet. A linguagem tradicional da Web, a HTML, gira em torno de comandos simples de formatação, para instruir um navegador da Web, por exemplo, a pôr uma linha de texto em itálico ou centralizá-la em uma página.

Novas linguagens permitirão aos programadores ir muito além disso …

  • Darão condições de usar etiquetas para descrever o significado de objetos como palavras e imagens, e também de fazer associações entre objetos, como palavras e imagens, e também de fazer associações entre objetos diferentes.
  • O nome de uma pessoa, por exemplo, pode levar consigo informações sobre seu endereço e atividade profissional, as coisas de que não gosta, e sobre suas relações com as outras pessoas.
  • O nome de um produto pode ter etiquetas que mostrem seu preço, disponibilidade, fabricante e compatibilidade com outros produtos.
  • Os sucessores da HTML usarão etiquetas para descrever os significados dos objetos como palavras e imagens.
  • Os engenheiros de software acreditam que essa nova linguagem vai preparar o terreno para “conversas” muito mais inteligentes entre os computadores da Internet.
  • Transformará a rede de informações em uma rede de significados, uma “rede semântica”, como costuma ser chamada.

Bom Programa!

Os comentários estão fechados.

Navegação pelos artigos