Recepção Multipercurso

Quais as causas e efeitos da recepção de múltiplos sinais na antena de recepção, em excesso ao sinal desejado, existentes nos sistemas celulares?
O ambiente de propagação é muito hostil, particularmente em centros urbanos. A qualidade do sinal varia de “excelente” para “nenhum sinal”. Mover o veículo sobre poucos metros resulta em mudanças dramáticas da força do campo recebido.
O canal de rádio móvel é caracterizado pela “recepção multipercurso: o sinal oferecido ao receptor contém não apenas ondas de rádio em visada direta, mas também um grande número de ondas de rádio refletidas. Ainda pior, nos centros urbanos, a linha de visada direta é frequentemente bloqueada por obstáculos, e ondas de diferentes atrasos são recebidas por uma antena móvel. Essas ondas refletidas interferem com a onda direta, o que provoca uma degradação “significativa e aleatória” do desempenho da comunicação. Se, adicionalmente, a antena móvel varia de localização com o tempo, as fases relativas das ondas refletidas mudam. Isto implica em fading (atenuação/desvanecimento) – variações temporais da amplitude e fase recebidas.

Até logo!

Os comentários estão fechados.

Navegação pelos artigos