Multipercurso e BER (Bit Error Rate)

Qual a técnica mais frequente para tratar o “fading multi percurso” inerente nos sistemas celulares?

Em um canal de rádio sem fading (ou seja, fixo), o BER diminui rapidamente quando a relação sinal-ruído (ou sinal-interferência) é aumentada. Num canal com fading, o sinal recebido é muito fraco e ocorrem muitos erros de bits. Este fenômeno continua presente, mesmo quando a razão sinal-ruído média é grande. Isto é, a relação C/I melhora muito lentamente, e com uma inclinação fixa, mesmo se plotada numa escala logarítmica. Por outro lado, a “diversidade” ou “correção de erros” podem ajudar a tornar o declive mais acentuado, e, portanto, melhorar o desempenho.

Um sistema sem fio tem que ser concebido para que o efeito adverso do desvanecimento, devido às trajetórias múltiplas seja minimizado. No passado, este fenômeno de múltiplas trajetórias impediu o desenvolvimento de sistemas de serviços de massa confiável e barato.

Uma melhor compreensão desses fenômenos, e o advento de técnicas de processamento de sinais poderosas contribuíram para a explosão de comunicação digital sem fio à partir dos anos 80.

Até logo!

Os comentários estão fechados.

Navegação pelos artigos