Características da Virtualização

Porque a tecnologia de virtualização é fundamental para Cloud Computing?

A virtualização possui três características que a tornam ideal para o Cloud Computing:

  1. Particionamento: Na virtualização, muitos sistemas operacionais e aplicações podem ser instaladas em um único hardware físico e compartilhadas por muitas máquinas virtuais.
  2. Isolamento: Cada máquina virtual é isolada das demais máquinas virtuais que compartilham a mesma máquina física. Isto garante que, em caso de crash de uma máquina virtual, as demais não sejam afetadas.
  3. Encapsulamento: Uma máquina virtual pode  ser dimensionada na medida de uma única aplicação. Assim, várias aplicações que necessitariam de uma só máquina física podem ser instaladas em máquinas individuais que encapsulam, isto é, fazem com que os problemas em uma aplicação não atinjam outra aplicação.

Eis algumas formas de Virtualização e como elas ajudam o Cloud Computing:

  • Memória  Virtual: O espaço em disco é sempre  bem maior e mais barato do que o espaço em memória. As técnicas de virtualização de memória utilizam espaço em disco para armazenar informação de memória ociosa. Somente quando em uso a informação é alocada em um espaço de memória real para dispor das vantagens da memória que  estão relacionadas à rapidez de acesso. Esta técnica funciona muito bem quando há escala de uso da memória. È uma espécie de multiplexação estatística do uso da memória.
  • Software: softwares que emulam um computador completo. Assim, um computador potente pode operar como se fosse 20 computadores. Imagine um Datacenter com milhares de computadores que pode migrar para um Datacenter que disponha de apenas algumas centenas. Isto acarreta uma economia de escala muito grande, não só em termos de hardware, como em termos de energia, espaço físico, climatização e manutenção.

Até logo!

Os comentários estão fechados.

Navegação pelos artigos