Dados, informação e conhecimento

Qual a relação e diferença entre dados, informação e conhecimento?

Dados representam fatos, conceitos ou instruções de uma maneira normalizada para fins de comunicação, interpretação e processamento pelo ser humano ou através de computadores. São representados por símbolos. Exemplo: letras, números, fotos etc.

Informação pode ser definida como dados tratados. Estão associadas a conceitos. As informações têm significado e suportam decisões. Dados são tratados pelo computador; informações, não. Desta forma podemos dizer que as informações é o conjunto de dados que foram processados, seja por meio eletrônico, mecânico ou manual e que produziu um resultado com significado.

Conhecimento é uma atividade intelectual, um processo mental onde indagamos, questionamos e estabelecemos relações entre as diversas informações obtidas. O conhecimento pode ser obtido pelo tratamento da informação. O que resulta do processo de conhecimento são novas informações que, por sua vez, serão comunicadas, apreendidas e também empregadas em novos processos. O conhecimento vai além das informações, pois além de ter um significado, tem uma aplicação. Se informação é dado trabalhado, então conhecimento e informação trabalhada.


Conclusão: O contexto que se impõe hoje é o da sociedade da informação e do conhecimento . Esta nova sociedade, globalizada, apóia-se em tecnologias de informação e comunicação, exigindo que esta última ocorra numa estrutura em rede. Esta contextualização traz consigo a nova forma de administrar. Os principais ativos desta nova forma de administrar são a informação e o conhecimento, que, acessados, compartilhados e trabalhados, geram o conhecimento novo, a inovação e a inteligência corporativa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegação pelos artigos