Dados, Informação e Conhecimento

Qual a relação e diferença entre dados, informação e conhecimento?

Dados. Representam fatos, conceitos ou instruções de uma maneira normalizada para fins de comunicação, interpretação e processamento pelo ser humano ou através de computadores. São representados por símbolos. Exemplo: letras, números, fotos etc.

Informação.  Pode ser definida como dados tratados. Estão associadas a conceitos. As informações têm significado e suportam decisões. Dados são tratados pelo computador; informações, não. Desta forma podemos dizer que as informações é o conjunto de dados que foram processados, seja por meio eletrônico, mecânico ou manual e que produziu um resultado com significado.

Conhecimento. É uma atividade intelectual, um processo mental onde indagamos, questionamos e estabelecemos relações entre as diversas informações obtidas. O conhecimento pode ser obtido pelo tratamento da informação. O que resulta do processo de conhecimento são novas informações que, por sua vez, serão comunicadas, apreendidas e também empregadas em novos processos. O conhecimento vai além das informações, pois além de ter um significado, tem uma aplicação. Se informação é dado trabalhado, então conhecimento e informação trabalhada.

Conhecimento explícito e tácito. O conhecimento explícito pode ser definido como conhecimento documentado, enquanto o conhecimento tácito em geral é aquele que não foi registrado.

Conhecimento Científico. É o aperfeiçoamento do conhecimento comum e ordinário; é obtido através de um procedimento metódico, produzido pela investigação científica. Surge não apenas da necessidade de encontrar soluções para problemas de ordem prática, mas do desejo de fornecer explicações sistemáticas que possam ser testadas e criticadas através de provas empíricas.


Conclusão: O contexto que se impõe hoje é o da sociedade da informação e do conhecimento . Esta nova sociedade, globalizada, apóia-se em tecnologias de informação e comunicação, exigindo que esta última ocorra numa estrutura em rede. Esta contextualização traz consigo a nova forma de administrar. Os principais ativos desta nova forma de administrar são a informação e o conhecimento, que, acessados, compartilhados e trabalhados, geram o conhecimento novo, a inovação e a inteligência corporativa.


 

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