Serviços SaaS do Google

Qual a filosofia de serviços SaaS do Google?

O Google se concentra na área de Software-as-a-Service (SaaS).

Serviços como Gmail, Google Drive, Google Calendar, PicasaGoogle Groups são gratuitos para usuários individuais e disponíveis de forma não gratuita (taxa) para as empresas.


Esses serviços estão sendo executados na nuvem e podem ser chamados a partir de uma ampla gama de dispositivos, smartphones,  laptops e tablets. Os dados para esses serviços são armazenados em centros de dados na nuvem:

  • O Gmail é um serviço que recebe e-mails em servidores do Google e fornece uma interface Web para acessá-los e ferramentas para a migração do Lotus Notes e Microsoft Exchange.
  • Google Docs é um software baseado na Web para a construção de documentos de texto, planilhas e apresentações. Ele suporta recursos como tabelas, fontes básicas, tamanho de texto.  Permite vários usuários editar e atualizar o mesmo documento e visualizar o histórico de alterações do documento, e oferece um corretor ortográfico. O serviço permite aos usuários importar e exportar arquivos em vários formatos, incluindo extensões do OpenOffice Microsoft Office, PDF, texto.
  • Google Calendar é um agendador baseado em navegador, ele suporta: vários calendários para um usuário, a capacidade de compartilhar um calendário com outros usuários, a exibição de visitas por dia / semana / mês, e eventos de busca e sincronizar com o calendário do Outlook. É acessível a partir de dispositivos móveis. Lembretes de eventos podem ser recebidos via SMS, desktop pop-ups, ou e-mails.
  • Picasa é uma ferramenta para fazer upload, compartilhar e editar imagens, que fornece 1 GB de espaço em disco por usuário gratuitamente. Os usuários podem adicionar tags a imagens e anexar locais para fotos usando o Google Maps Grupos do Google permite aos usuários organizar fóruns de discussão para criar mensagens on-line ou via e-mail.

 

Os comentários estão fechados.

Navegação pelos artigos