Atitude Pró-ativa

O que significa ser Proativo?

O profissional pró ativo é aquele que se antecipa às situações. Ele tem conhecimentos sobre sua área de atuação (os processos de negócio). Tenta, em todas as situações, adquirir o máximo de conhecimento, o que lhe permite antecipar-se aos fatos.

Ser pró-ativo é monitorar o processo, identificar desvios e agir antes dos resultados.

Quando o profissional é pró-ativo ele adquire mais conhecimento, foca no processo, analisa as suas etapas, atividades, comportamentos, antes dos resultado. Com isso avalia um conjunto bem maior de informações e realiza bem mais interações com o ambiente, do que simplesmente  avaliar resultados. Isso exige mais preparo físico, inteligência emocional e competitiva.


Conclusão: Só é proativo quem gerencia o processo (seja cognitivo, emocional ou técnico). É necessário antes de mais nada saber estabelecer objetivos, depois monitorar os indicadores de controle do processo, avaliar os desvios e elaborar planos de ação para ajustá-los. Ou seja saber rodar o método PDCA. Ser proativo é “influir conscientemente” no processo (nos seus componentes) para que os resultados fiquem dentro do esperado. Ser proativo é umas das melhores formas de garantir o futuro planejado.


Saiba mais:  Atitudes e Comportamentos, Gerência de Processo, Planejamento, Objetivos e MetasAtingir Metas, PDCA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegação pelos artigos