Pipeline

Qual o objetivo e benefícios do pipeline?

O objetivo do pipeline de vendas é servir como ferramenta para rodar o PDCA de vendas.


Benefícios potenciais do pipeline

  • Alocar prioridade e tempo. O pipeline ajuda o vendedor, o gerente e a empresa a direcionar seus esforços. Em vendas complexas e de grande porte, por exemplo, sempre existem muitas oportunidades em diferentes estágios, com diferentes prioridades e diferentes alocações de tempo. Nestes ambientes, alocar prioridades e tempo é fundamento básico. Embora bem diferentes “alocar prioridades e alocar tempo” são processos integrados, regidos e melhorados pelo uso da gerência do pipeline.
  • O pipeline é uma ferramenta de alinhamento organizacional. Para o vendedor ajuda a direcionar e focar o esforço para cumprir as cotas de vendas; para o gerente de equipes, fornece referências ao “coaching”. Para o executivo sênior é insumo para estabelecer as estratégias e alocar recursos. Pelo fato de se basear no processo de compra e venda, fatos e dados, indicadores e relatórios, o Pipeline facilita o diálogo entre executivos e gerentes.
  • O pipeline é uma ferramenta de gestão pró ativa. Facilita a geração de planos, padronização de processos e comportamentos da equipe de vendas, já que estabelece regras simples e eficientes para se acompanhar e controlar a evolução das vendas.

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